(bolds meus)
No pasaremos!
We're out! A Nova Grande Muralha da China impede os cibernautas chineses de lerem este blog. Este e muitos milhares de outros sites, certamente. A falta de liberdade de circulação de informação na China é endémica. Felizmente que a Net é global e o desejo de liberdade, uma verdadeira pandemia. É como a gripe das aves, é como o próximo terramoto em Portugal: não é uma questão de "se", é uma questão de "quando". Entretanto, muita água há-de passar debaixo das pontes.
Muito haveria a dizer acerca de direitos humanos e de liberdade de informação no gigante asiático. Para mim, é com um sorriso amargo com que vejo "esquerdas" e "direitas" olharem para o lado no que toca a estas questões na China. As "esquerdas", porque ainda vivem inebriadas nos fumos saudosos do socialismo e aquele regime, ainda que nominalmente, assim se reclama. Por isso, preferem bater no ceguinho chamado George Bush até este ficar com as orelhas a escaldar. As "direitas", porque a China se abriu aos negócios e à globalização e, portanto, preferem falar do "crescimento económico exponencial" e nas vantagens mundiais daí decorrentes.
Se fosse um pequeno país, seria escalpelizado por todos. Aliás, o regime já teria provavelmente caído. Como é a 3ª potência mundial, todos vêem a face que mais lhe agrada.